Terramoto no Minho






Sismo de pequena escala "abana" o norte de Portugal (primeiros dados).


Um sismo de pequena escala abalou região do Minho (dados até ao momento) à cerca de 12 minutos atrás, ou seja, à 1.40 da madrugado de 17/12/2009.
Acabei de sentir um pequeno abalo sísmico em Guimarães enquanto assistia um programa de televisão (que por coincidência era referente às placas tectónicas). Ao inicio não estava a entender porque tremia eu, mas quando os moveis fizeram ruído percebi que se tratava de mais um sinal de vida do interior do nosso planeta.
A intensidade deste abalo foi relativamente baixa e terá tido uma duração de 10/15 segundos, pelo que muito provavelmente não terá sido sentido por quem dormia ou trabalhava nesse instante.
A raridade deste fenómeno natural não nos permite reflectir sobre a alegada segurança de termos "os pés assentes na terra", estas experiências fazem-nos pensar ate que ponto sabemos os solo que pisamos...


Noticia em primeira mão do natureza-ambiente.


Actualizaremos a informação logo que surjam desenvolvimentos técnicos sobre a matéria.



ACTUALIZAÇÃO:

Conforme havíamos referido aquando da publicação da mensagem (12 minutos dpois do cismo), esta carecia de mais detalhes, estando somente baseada na vivência do mesmo inloco. Assim, e depois de terem sido divulgadas as especificidades técnicas sobre este terramoto que fez "tremer ainda mais" o nosso país, ficam aqui os últimos dados relativos a este sismo de magnitude bastante considerável se tivermos em conta o historial sismográfico português.

O sismo que se fez sentir esta madrugada foi o maior dos últimos 40 anos em Portugal Continental, confirmou fonte do Instituto de Meteorologia ao tvi24.pt.
A sismóloga Patrícia Silva adiantou que, até às 11.30, se tinham sentido mais de 20 réplicas, uma das quais registadas precisamente durante o nosso contacto telefónico. «Têm sido réplicas abaixo dos 2.5 na escala de Richter», precisou, acrescentando que não há motivo de preocupações: «Estas réplicas são normais.»
 
O tremor de terra de 6.0 e com epicentro a 100 quilómetros do Cabo de São Vicente foi sentido com maior intensidade no Algarve, cerca de 5.0. «Não era de esperar quaisquer danos, com esta distância e esta intensidade», disse.


«Foi o maior tremor de terra da minha vida»
 
De acordo com o Instituto de Meteorologia, o sismo chegou sem pré-aviso. «Ontem não registámos qualquer sinal que indicasse o que ia acontecer. Nós não fazemos previsões», afirmou.
A especialista explicou que o sismo ocorreu na falha entre as placas euroasiática e africana. «Teve uma magnitude elevada, mas é normal nesta zona. Se bem que com esta intensidade já foi um sismo considerável...», comentou.

Fonte: tvi24

Sentiu o grande sismo de 1969? Conte-nos como foi através dos comentários, obrigado.

Analise do cismo actualizada aqui


3 comentários:

Anónimo disse...

No pais todo. aqui no alentejo sacudiu bem

Paulo disse...

Aqui em Lisboa, abanou... por muito tempo (30 a 40segundos) mas nao foi forte. No entanto, foi assustador.

Anónimo disse...

como referem os nossos caros visitantes, o sismo atingiu todo o país e teve o seu epicentro ao largo da costa algarvia atingindo os 6.1 na escala de ritcher.

 
2009 Template Mac|Templates e Acessórios