Sismo atinge portugal






Abalo atinge magnitude de 6.1 na escala de richter.

Artigo de opinião:

Como podemos adiantar durante a madrugada em primeira mão, um sismo atingiu o nosso país tendo-se sentido de norte a sul de Portugal 17/12/2009, sendo que foi no litoral que o abalo se fez sentir mais intensamente.
Como não possuíamos dados sobre a abrangência do mesmo, limitamo-nos a cingir o abalo ao norte do pais, contudo e depois de novos desenvolvimentos técnicos podemos afirmar que este abalou todo o país a partir de um epicentro localizado ao largo da costa algarvia onde foi mais preceptivél.
A intensidade deste abalo sísmico (6.1 na escala de richter) coloca-o como mais violento sentido em Portugal nos últimos 40 anos, que reflecte claramente as alterações geológicas que se estão a verificar ao longo de uma falha tectónica que tem aumentado de instabilidade durante os últimos anos.
Apesar de cientificamente não existir grandes preocupações imediatas, a verdade é que esta actividade poderá aumentar a intencidade magmática do vulcão do Cumbre Vieja em La Palma, ilhas Canárias, no qual, segundo Bill McGuire, diretor do Centro de Pesquisa de Riscos Benfield Grieg, da University College of London, um grande bloco de terra, aproximadamente do tamanho da ilha britânica de Man (572 km²), está prestes a se desgarrar da ilha de La Palma, nas Canárias, após uma erupção do vulcão Cumbre Vieja.
Se isto se verificar e o bloco cair, vai gerar ondas gigantes chamadas megatsunamis. Viajando a 900 km/h, as imensas paredes de água vão atravessar os oceanos e atingir ilhas e continentes, deixando um rastro de destruição como os vistos no cinema. As megatsunami são ondas muito maiores do que as que o homem está habituado.
Resta dizer que pouco tem sido feito para a monitorização deste ameaçador vulcão, mesmo depois destas claras manifestações que a o planeta gentilmente nos proporciona. o que assistimos e sentimos hoje com o sismo em Portugal, vale a pena ponderarmos a possibilidade de existir uma associação entre os crescentes abalos sísmicos que se têm sentido em Portugal e ao longo desta falha tectónica.

Para finalizar, gostaria de referir a sensação entusiasmante e  em simultâneo aterradora que é sentir a Terra a manifestar-se... É única....

Mais informação sobre o sismo que abalou o nosso país aqui



3 comentários:

Anónimo disse...

embora desconheça a gravidade desse tal vulcão, gostaria de saber se existe alguma forma de obter mais informação sobre o mesmo, nomeadamente se existe algum documentário televisivo sobre o mesmo.

parabéns pela rápida publicação da noticia, foi na hora e pelo menos deu ara ver se não estavamos a alucinar com abalos sismicos:) looooooooooooool.

abraços

stiba g force disse...

ola caro leitor, obrigado pelo seu comentário.

na verdade existe uma serie de documentários sobre o perigo do vulcão Cumbre Vieja em La Palma nos mais diversos formatos.

em breve vou publicar o endereço de alguns deles para você poder observar e inteirar-se da gravidade da situação.

abraços.

Anónimo disse...

isto pareceme falso

 
2009 Template Mac|Templates e Acessórios