Definição de reserva natural






O que é uma reserva natural?


Uma reserva natural ou reserva florestal é uma área de protecção ambiental de importância para a preservação da vida selvagem, flora, fauna ou características geológicas e outras de especial interesse, as quais são reservadas e geridas para sua conservação ética e para favorecer o estudo e a pesquisa em condições favoráveis.
Reservas naturais podem ser designadas por instituições governamentais em alguns países (como o IBAMA no Brasil ou o ICNB de Portugal), ou por particulares donos de terras, organizações sem fins lucrativos e instituições de pesquisa, nacionais ou estrangeiras. Reservas florestais são classificadas em diferentes categorias da IUCN, dependendo do nível de protecção garantido pelas leis locais.
Uma reserva de vida selvagem é uma área protegida importante para a fauna e flora, a qual deve receber protecção visando sua conservação. É possível fazer pesquisa não-invasiva, moralmente aceitável, em animais selvagens capturados em circunstâncias em que tais animais sejam incapazes de sobreviver por conta própria (por exemplo, domesticados em demasia, feridos ou deformados) e portanto, a reserva lhes oferece uma possibilidade de vida que, de outra forma, não seria possível.

Fonte: wikipedia

Sem comentários:

 
2009 Template Mac|Templates e Acessórios