Reserva Natural da Malcata



 

Reserva Natural da Serra da Malcata foi criada em 1981, abrange 6348 hectares em plena serra, com uma altitude que varia entre os 425 e os 1078 metros. É um enrugado de cabeços, orientados de nordeste para sudoeste e separados por leitos cavados no solo xistoso das ribeiras. Confinando com Espanha, distribui-se pelos concelhos de Penamacor e Sabugal (onde fica a sede da reserva) e está encaixada entre os rios Côa, a norte, e Bazágueda, a sul.
Do manto verde sobressaem as relíquias da mata mediterrânica que em 1987 levaram à classificação da serra da Malcata como Reserva Biogenética do Conselho da Europa. No ambiente frio e húmido da região norte da serra predomina o giestal, que em Maio e Junho oferece um belo espectáculo tingido por enormes manchas amarelas e brancas.
Das nove espécies de carnívoros presentes, a mais relevante é o quase extinto lince ibérico, existindo igualmente a raposa, o lobo e o gato-bravo. A avifauna da Malcata conta também com espécies pouco abundantes no nosso país, como o açor, o bufo-real, a águia-real, a águia-cobreira e o milhafre-real. 

 

Sem comentários:

 
2009 Template Mac|Templates e Acessórios