Os oceanos precisam da tua ajuda!
Sabias que 90% dos stocks de peixes predadores de grande dimensão já foram capturados? Que 88% das populações de peixe da União Europeia são vítimas da sobrepesca? Ou que a pesca de arrasto está a destruir ecossistemas ancestrais no fundo dos nossos oceanos? Apesar destas e de outras ameaças à vida dos oceanos, muitos supermercados continuam a vender produtos de peixe provenientes de práticas de pesca não sustentáveis e a contribuir indirectamente para o declínio rápido e descontrolado dos recursos marinhos do planeta.
Ajuda a proteger os nossos oceanos
A Greenpeace está a preparar o seu 3º Ranking de Supermercados que irá novamente comparar a sustentabilidade das políticas de compra e venda de peixe das principais cadeias de supermercados portugueses. Precisamos da tua ajuda para descobrir que espécies continuam à venda em cada supermercado.
Ao participares na pesquisa para a elaboração deste estudo como voluntário, estás a colaborar na elaboração de um ranking para incentivar os supermercados a melhorar as suas políticas de compra de produtos de peixe e a contribuir para oceanos mais saudáveis.
Faz a pesquisa nos supermercados mais próximos até ao dia 8 de Fevereiro e envia-nos os teus resultados.
O que é um ranking?
O ranking de supermercados da Greenpeace é um inquérito com vista a analisar e avaliar o desempenho dos retalhistas relativamente à sustentabilidade das suas políticas de compra e venda de peixe.Desta pesquisa resultam sugestões concretas para os supermercados, como os itens que devem ser melhorados nas suas políticas de compra, para que a sua actividade comercial tenha um impacto ambiental mínimo nos oceanos. Os rankings de supermercados têm sido realizados em vários países na Europa e América do Norte e têm refletido melhorias significativas na classificação de muitas das empresas visadas. Em Portugal, foram lançados dois rankings, em 2008 e 2009, respectivamente.
Participação dos consumidores Portugueses
Na elaboração de um ranking são realizados vários níveis de pesquisa (inquérito aos supermercados, pesquisa documental, pesquisa nas lojas...) que permitem avaliar a performance dos supermercados relativamente às suas políticas de compra e venda de peixe. Os consumidores podem colaborar na pesquisa nas lojas, denunciando as espécies de peixe que são vendidas em cada supermercado.Para mais informação, consulta as edições anteriores do ranking: 2008 e 2009.
Fonte: greenpeace.pt
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