Investiga com a Greenpeace



 

Os oceanos precisam da tua ajuda!

Sabias que 90% dos stocks de peixes predadores de grande dimensão já foram capturados? Que 88% das populações de peixe da União Europeia são vítimas da sobrepesca? Ou que a pesca de arrasto está a destruir ecossistemas ancestrais no fundo dos nossos oceanos? Apesar destas e de outras ameaças à vida dos oceanos, muitos supermercados continuam a vender produtos de peixe provenientes de práticas de pesca não sustentáveis e a contribuir indirectamente para o declínio rápido e descontrolado dos recursos marinhos do planeta.

Ajuda a proteger os nossos oceanos

A Greenpeace está a preparar o seu 3º Ranking de Supermercados que irá novamente comparar a sustentabilidade das políticas de compra e venda de peixe das principais cadeias de supermercados portugueses. Precisamos da tua ajuda para descobrir que espécies continuam à venda em cada supermercado.
Ao participares na pesquisa para a elaboração deste estudo como voluntário, estás a colaborar na elaboração de um ranking para incentivar os supermercados a melhorar as suas políticas de compra de produtos de peixe e a contribuir para oceanos mais saudáveis.
Faz a pesquisa nos supermercados mais próximos até ao dia 8 de Fevereiro e envia-nos os teus resultados.





O que é um ranking?

O ranking de supermercados da Greenpeace é um inquérito com vista a  analisar e avaliar o desempenho dos retalhistas relativamente à sustentabilidade das suas políticas de compra e venda de peixe.
Desta pesquisa resultam sugestões concretas para os supermercados, como os itens que devem ser melhorados nas suas políticas de compra, para que a sua actividade comercial tenha um impacto ambiental mínimo nos oceanos. Os rankings de supermercados têm sido realizados em vários países na Europa e América do Norte e têm refletido melhorias significativas na classificação de muitas das empresas visadas. Em Portugal, foram lançados dois rankings, em 2008 e 2009, respectivamente.

Participação dos consumidores Portugueses

Na elaboração de um ranking são realizados vários níveis de pesquisa (inquérito aos supermercados, pesquisa documental, pesquisa nas lojas...) que permitem avaliar a performance dos supermercados relativamente às suas políticas de compra e venda de peixe. Os consumidores podem colaborar na pesquisa nas lojas, denunciando as espécies de peixe que são vendidas em cada supermercado.
Para mais informação, consulta as edições anteriores do ranking: 2008 e 2009

Fonte: greenpeace.pt

Sem comentários:

 
2009 Template Mac|Templates e Acessórios