Especial jovens



Consumos de drogas nos jovens

Os padrões de consumo de drogas dos jovens estão a mudar, e é urgente responder-lhe com novas formas de prevenção, acolhimento e tratamento, alerta o Professor Howard Parker, professor da Universidade de Manchester, em declarações à BBC.

Especialista no fenómeno da toxicodependência, ficou conhecido por ter criado o termo ACCE (Álcool, Cocaina, Cannabis e Ecstasy , e que se lê como Ace, Às), para definir o perfil de multidependências da geração que tem, agora, entre 15 e 30 anos - a idade média dos ACCE é de 22 anos...

Assustados com a heroína, os jovens optam pela mistura.: «O álcool é mais barato e de mais fácil acesso, a cannabis é muito mais forte do que era, a cocaína está a metade do preço, e meia dúzia de comprimidos de ecstasy conseguem-se por 15 euros. Mas junte as quatro substâncias e tem um problema tão sério para a saúde, para a vida em família e em sociedade, como se se tratasse de heroína», garante Howard Parker. Lembra, ainda, que os centros de tratamento para adultos, colocam o enfoque nos heroínomanos (cuja idade média se situa nos 36 anos), porque estão ligados à criminalidade violenta, que a sociedade teme e quer combater.

Mas insiste que o Estado não pode deixar de investir no tratamento destes miúdos cujo futuro está gravemente comprometido, defendendo que deve ser feito em centros pensados para esta faixa etária.

Numa Europa cada vez mais global, Parker podia perfeitamente estar a falar de Portugal, onde o último relatório europeu indicou registar-se um agravamento do consumo intensivo de álcool entre os mais jovens, e em que a prevalência do consumo de cannabis, sobretudo entre os rapazes, é muito alta.

Os nossos, muitos, ACEE´s, precisam de ajuda urgente. Mas se quiser saber onde pode encontrar apoio, seja consumidor ou familiar, vá a www.idt.pt.

Isabel Stilwell | editorial@destak.pt

Sem comentários:

 
2009 Template Mac|Templates e Acessórios