Serra da Estrela




A Serra da Estrela é a elevação mais alta de Portugal Continental, e a segunda maior em território da República Portuguesa, sendo apenas superada pelos 2.351m da montanha do pico na ilha dos Açores. Dividida pelos distritos da Guarda e de Castelo Branco, através dos municípios de Seia, Manteigas, Guarda, Gouveia, Celorico da Beira e Covilhã, a serra da estrela atinge o ponto máximo de elevação nos 1993 metros de altitude.
O ponto mais alto da serra, a Torre, situa-se concretamente no concelho de Seia, distrito da Guarda, onde também se situa a única estância de esqui de Portugal, designada de Estância de Esqui Vodafone. Esta tem o seu desenvolvimento nas encostas da serra que pertencem à freguesia de Loriga. As temperaturas mais baixas de Portugal são registadas no cume da Serra, com mínimas que atingem a marca de -20°C no Inverno.
Na Serra da Estrela situa-se o Parque Natural da Serra da Estrela, as paisagens extraordinárias deste conjunto montanhoso levaram a que boa parte da serra e da sua envolvente fosse classificada como Parque Natural. Com 101 mil hectares, este parque natural é a maior área protegida portuguesa. É um importante ponto de atracção turística por estar coberto de neve nos meses frios e apresentar paisagens majestosas, que se enfeitam de verde, água e vida durante o resto do ano.
As riquezas da serra da estrela vão muito além da riqueza natural, o seu artesanato alimentar engloba algumas das produções tradicionais mais conhecidas e apreciadas de toda a Serra da Estrela. São os sabores salutares de uma serra a cintilar de delícias, onde tudo continua a nascer puro e natural: o Leite e o Queijo da Serra, a Castanha e o Centeio para o pão, o "Borrego de Canastra", o Cabrito e as Trutas, ou o Milho amarelo para a broa.

Sem comentários:

 
2009 Template Mac|Templates e Acessórios